quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Seus sentimentos são consequência de seus pensamentos..mas como?

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A Terapia Comportamental Cognitiva é uma linha da Psicoterapia Breve, proposta e desenvolvida pelo Psiquiatra e Professor Norte Americano Aaron Temkin Beck.
É usada como um termo mais amplo que inclui tanto a TC (Terapia Cognitiva) padrão quanto combinações ateóricas de estratégias cognitivas e comportamentais.
Envolve um conjunto de técnicas e estratégias com a finalidade de mudança de padrões de pensamentos, o processo pode levar alguns meses onde trabalharemos na criação de estratégias para lidar com o seu sofrimento, revertendo cognições disfuncionais e comportamentais.
Aqui não é a situação que determina as emoções e comportamentos de uma pessoa mas, sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, que de alguma forma reflete no seu cotidiano de maneira disfuncional.
Um grande número dos pensamentos que temos a cada dia faz parte de um fluxo de processamento cognitivo totalmente consciente e vem de forma rápida, a isso damos o nome de pensamentos automáticos. Que seria tudo aquilo que passa por sua cabeça e você não questiona, aceita como verdadeiro.
Com base nesses princípios, a TCC busca a reestruturação cognitiva e comportamental a partir de uma Conceitualização Cognitiva da pessoa ajudando-a em seus problemas e promove uma plano de tratamento. Norteando assim, cada resposta não verbal, cada intervenção para aprimorar a comunicação terapeuta/cliente.
Nossas cognições tem uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamentos, e o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e nossas emoções.


Nenhum comentário: