sábado, 25 de abril de 2015

Skin Picking

Skin Picking ou conduta Auto Lesiva ou ainda Escoriação Psicogênica

Skin Picking (“mania de cutucar”), significa uma repetição de:

· Tocar;
· Espremer;
· Coçar;
· Cutucar;
· Arranhar;
· Furar;
· Escoriar....

Ela (e) pode passar horas examinando a pele com a mão ou mesmo com um espelho, criando um hábito, acometendo muitas vezes vergonha pela cicatriz deixada no rosto por ex, passando a evitar sair de casa, ir em reuniões com amigos ou mesmo usando roupas inadequadas para poder sair de casa, evitando olhares de outrém.
A fissura é tão grande que algumas pessoas fazem isso com outras pessoas, cutucando, espremendo espinhas e cravos, deixando cicatrizes nos outros.

Como se desenvolve a mania de cutucar?
Geralmente começa com uma pequena ferida na pele, que aos poucos a pessoa coça, coça de novo, vai coçando, acaba não deixando cicatrizar.
Com o tempo começa a ter uma sensação gostosa/prazerosa da coceira ou da maneira de coçar e não para mais, deixa criar uma ferida, quase seca e lá vai novamente cutucar.
Ocorre normalmente em situações de ansiedade (procurar a causa), em momentos de certa monotonia, tensões do dia a dia, ou sofrer de isolamento social, tem diversos motivos que levam a pessoa a praticar este tipo de conduta.
Pense em que momentos você provoca estas feridas: você está sentindo e pensando o que? Ponha no papel....
Como amenizar antes de procurar um médico?
Se você está lendo isso e já se identificou..pare e pense....que momento eu faço isso? Opa, vou prestar mais atenção em mim!
Você pode mascarar o problema usando luvas, colocando esparadrapo nas pontas dos dedos e cortar as unhas bem rente.

 O Skin Picking pode ser um problema isolado (comportamental), mas também pode vir acompanhado de outras doenças, como por ex:


- Doenças de pele; 
- Doenças auto-imunes; 
- Transtorno Dismórfico Corporal; 
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); 
- Sintomas de abstinência de drogas opioides Autismo; 
- Psicose;
- Transtorno de Personalidade Borderline; 
- Tricotilomania (mania de arrancar cabelos)..
Procure um Dermatologista para que ele indique melhor tratamento para seu problema como ex:. uma medicação tópica para tratar sua pele dos machucados; procure um Psiquiatra para uma avaliação mais aprofundada e descartar qualquer patologia; e um Psicólogo Cognitivo Comportamental para resignificar seus pensamentos.
Como a Terapia Cognitiva Comportamental poderá te ajudar?
Vou explicar  com algumas palavras....
A avaliação de hábitos não pode ser manipulada diretamente mas os pensamentos que os suportam podem.
Estes pensamentos, denominam-se com Pensamentos Automáticos (PA).
O que posso dizer sobre isso?
Que Pensamentos Automáticos seria tudo aquilo que passa na sua cabeça e você não questiona, aceita como verdadeiro. Se refere a todo conteúdo mental do qual não temos consciência.
A primeira tarefa de reestruturação cognitiva é, assim, de auto monitorização, aprendendo a tornar-se mais consciente dos seus hábitos (padrões) de pensamentos.
Os nossos Pensamentos Automáticos são frequentemente suportados pelas crenças mais profundas sobre si, os outros e o mundo. Enquanto os Pensamentos Automáticos refletem a sua reação a um determinado evento, as crenças descrevem as suas expectativas gerais e de identidade.
Por ex:. Se você tiver tido uma nota baixa na prova o seu Pensamento Automático provavelmente irá refletir a sua situação, "eu estou tão chateada", "eu deveria ter estudado mais". Enquanto a sua crença central pode refletir um medo mais profundo: "eu sou uma pessoa burra". A essência da crença juntamente com a avaliação que fazemos do nosso comportamento são uma importante  fonte de viés. Confirmando ou não sua crença.
As avaliações que você faz de si, podem ou não serem distorcidas, junto com suas CRENÇAS (que ninguém tira de você, por que faz parte de você enquanto sujeito, mas nós Psicólogos amenizamos seu sofrimento e fazemos você entende-los da melhor maneira possível e seguir com sua vida sem prejuízo).
Se  a situação ou o comportamento estiver distorcido e disfuncional acerca de nós, levaremos a um desvio no nosso pensamento e teremos uma conclusão prejudicial e auto derrotista de nós mesmo.
O Skin Picking pode-se trabalhar com a identificação e a modificação das cognições e comportamentos que estariam gerando um problema relacionados a aparência.
Várias técnicas poderiam ser usadas, depende muito de pessoa para pessoa.
Algumas delas poderiam ser:
- Automonitoramento do pensamentos e comportamentos relacionados a aparência (controle de tempo gasto na checagem no espelho);
- Técnicas cognitivas (desafiando os pensamentos sobre a aparência);
- Exercícios comportamentais (exposição a situações de medo e prevenindo o engajamento em comportamentos compulsivos);........
Caso você tenha se identificado com os sintomas acima descritos, procure um Psicólogo Cognitivo Comportamental e faça uma avaliação.



Nenhum comentário: